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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52728
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Título: | As aulas de educação física para além dos muros da escola: espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão como possibilidade para novas experiências de ensino. / José Lucas Ramos Bezerra |
Autor(es): | BEZERRA, José Lucas Ramos |
Palavras-chave: | educação física; escola; lazer; espaços publicos; estudantes |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Citação: | BEZERRA, José Lucas Ramos. As aulas de educação física para além dos muros da escola: espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão como possibilidade para novas experiências de ensino. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Núcleo de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | O presente TCC aborda a importância das aulas de Educação Física fora dos muros da escola, explorando espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão como possibilidade para novas experiências de ensino. Nos últimos anos, a educação ao ar livre ganhou cada vez mais importância no campo da educação física, a exploração de novas maneiras interessantes de implementação de aulas de educação física ao ar livre é crucial para manter os alunos engajados na disciplina. Entretanto, a integração de tais atividades em seu currículo nem sempre é simples ou direta. O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar espaços públicos de lazer como possibilidades para novas experiências para aulas de educação física. A metodologia da pesquisa consistiu de um estudo de caso acerca dos espaços públicos de lazer do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os resultados da pesquisa revelam a diversidade de espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão, foram identificadas e caracterizadas 4 praças. Para cada espaço foi construído um plano de intervenção par aulas de educação física com atividades lúdicos recreativas como possibilidade para novas experiências de ensino. Os planos de intervenção propostos incluem atividades como futsal, gincana recreativa, festival de danças culturais pernambucanas e esportes alternativos. Em suma, este estudo conclui que a Educação Física pode se beneficiar significativamente ao ampliar suas fronteiras e explorar espaços públicos de lazer como ambientes de aprendizado. Através da incorporação de atividades ao ar livre, é possível enriquecer a educação física, tornando-a mais diversificada, inclusiva e clara aos valores de saúde, bem-estar e respeito ao meio ambiente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52728 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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